Skip to content
Boletim Baque

Reminiscências

por Susane Zanotti (EBP/AMP)
Da Comissão de Mídias

Nesta rubrica, trazemos recortes, fragmentos, citações sobre o tema da Jornada, em meio a “um rio de portas a dentro”. Essa expressão, retirada do poema Reminiscências, de Mário Quintana, publicado sete anos após a enchente histórica de 1941, em Porto Alegre, reporta ao uso do barco face à violência do rio que transbordou e inundou as casas.

Diante do excesso, do transbordamento, esperamos que essa seção sirva como um barco na imensidão do rio de frases e textos sobre tema tão caro a nós: TRAUMA. Neste número, trazemos recortes do Argumento Geral, escrito por Anamaria Vasconcelos e Cassandra Dias.

“(…) tanto na cultura quanto na clínica, o lugar da memória enquanto elaboração é crucial quando se trata de trauma. Dar lugar ao trou nos indica que, mais além do agente do trauma e suas circunstâncias, é preciso o acontecimento de corpo que suporte os aluviões e, sobretudo, aquilo que escoa por entre as rasuras que o choque com a linguagem produz.”

(Argumento da Jornada)

 

“(…) como perspectivas de investigação (…) interessa-nos interrogar se a violência é uma resposta em ato ao fracasso da fantasia enquanto recurso frente ao real, apagando o sujeito. Será que podemos separar trauma e violência? Como pensar essa relação à luz da clínica psicanalítica? Diante da desordem do mundo e do real sem sentido, qual o lugar do psicanalista?”

(Argumento da Jornada)

Related Articles

Disccussion

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top