Skip to content

EDITORIAL

por Margarida Assad (EBP/AMP)

EIXO 3 – ANALISTA TRAUMA

Cartelizantes: Cleide Monteiro (EBP/AMP), Sílvia Gusmão, Roberta Gusmão e Rosemarie Moneyham. Mais-um: Lucíola Macedo (EBP/AMP – Seção MG)

Esse eixo pretende tocar a especificidade do trabalho do psicanalista e sua relação com o trauma – como não perder de vista a dimensão do trou frente às inúmeras demandas pela restituição do sentido que proliferam na época atual? Qual a relação entre a posição do analista e a dimensão da perda? Quais as incidências do analista trauma na prática daqueles que exercem a psicanálise? Abrimos espaço para recolher o manejo frente às síndromes da época atual: estresse pós-traumático; pânico; crises de ansiedade; burnout; psicoses extraordinárias e ordinárias, entre outras manifestações do traumático. Como ir além da injeção de sentido, rastreando o caminho pulsional?

ANALISTA TRAUMA

Cartel responsável: Cleide Monteiro (EBP/AMP), Sílvia Gusmão, Roberta Gusmão, Rosemarie Mooneyham. Mais-Um: Lucíola Macedo (EBP/AMP – Seção Minas).

A partir das orientações da Comissão Científica para o Eixo Três, dedicado à questão do analista trauma, cada componente, seguindo a lógica de cartel, escolheu abordar um aspecto a partir do ponto que o provocou. Lucíola Macedo, na função de Mais-um, após as considerações de cada cartelizante, faz algumas pontuações e lança questões para o debate ocorrido na preparatória do Eixo 3, em 2 de setembro.

IMPACTOS

por Juliana de Castro
Da Comissão de Mídias

Nesta edição, apresentamos as impressões de Fernanda Vasconcelos, Ana Aparecida Rocha e Suele Conde de sua participação na Atividade Preparatória do Eixo 3: Analista-trauma.

MARCAS

por Cláudia Formiga (EBP/AMP)
Coordenadora da Comissão de Mídias

Trauma é traço, rasura. O que não se apaga do encontro com o real e que, em uma análise, se recolhe como marca.
Esta rubrica se destina a acolher referências comentadas por colegas membros da EBP/AMP, bem como as marcas deixadas por sua leitura.

Neste número, três citações garimpadas em Lacan no diálogo com os três Eixos de nossa Jornada, encontram o traço singular das colegas Karynna Nóbrega, Gisella Lopes e Lídia Pessoa, que se deixaram tocar pelo texto e a partir dele se colocaram a trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

por José Carlos Lapenda (EBP/AMP)
Coordenador da Comissão de Referências Bibliográficas

Neste número, temos o resultado do trabalho da equipe que quase perdeu os prazos — acreditem — pelo entusiasmo com que todos se puseram a recolher trechos inteiros, até dar-se conta de ser preciso acomodar as referências dos Eixos a listas adequadas aos espaços de divulgação. Pena, mas o desejo nunca se perde e o esforço será aproveitado nos trabalhos que se inscreverão para a Jornada.

A Equipe de Referências foi composta por seis colegas: Eliene Rodrigues de Lima, Erick Leonardo Pereira, José Ronaldo de Paulo, Liana Feldman, Marina Vasconcelos e Romero Ouriques, que se dividiram em duplas para cada Eixo.!

TraumArte

por José Augusto Rocha

Comissão de Mídias
Coordenação: Cláudia Formiga
Anderson Barbosa, José Augusto Rocha, Juliana de Castro, Kevin do Ó, Suele Conde, Susane Zanotti, Tatiana Schefer

Designer: Bruno Senna – sennabruno@gmail.com

Back To Top