Skip to content
Boletim Baque

CARTÉIS FULGURANTES

por Karynna Nóbrega (EBP/AMP)
Diretora de Cartéis e Intercâmbio da Seção Nordeste 

Lacan esclarece, em D´ECOLAGE, que o cartel é um órgão de base e de formação do analista. Nesse texto, esclarece ainda o que é o cartel, bem como se dá a sua composição, a saber, o cartel é composto por cinco participantes, nomeados de cartelizantes, o +1 e outros 4 participantes, sendo esses membros, analistas e praticantes da psicanálise, os quais se reúnem em torno de um determinado tema a ser pesquisado — S1 —, cada um, enfim, com uma questão de investigação. Para formação do cartel, portanto, é necessário um tema mútuo e o desejo de saber a fim de realizar a investigação e produzir um escrito individual, autoral, que posteriormente será apresentado a céu aberto endereçado à Escola. 

Em O plano de Lacan para o século XXI, Fernanda Otoni afirma que Lacan fundou a sua Escola tomando como orientação o funcionamento por meio do cartel — motor que faz mover a Escola, seja em direção ao fazer e ao saber, seja ao se contrapor ao discurso do mestre e aos efeitos imaginários de grupo. O cartel – por meio do trabalho em pequeno grupo, em torno de um vazio de saber, quando 4+1 se juntam, por um tempo pré-determinado, e se separam, quando encerram o trabalho – permite que cada um dê algo de si. 

Convido você, caro leitor, cara leitora, a participar da V Jornada da Seção NordesteTrauma, dando de si por meio do trabalho do cartel fulgurante. Um cartel fulgurante possui tempo de curta duração, voltado para apresentação de um produto escrito para nossa  Jornada. A experiência do cartel faz parte da formação do analista. Construa o seu cartel, seja ele teórico ou clínico, a partir de um dos temas propostos por um dos três eixos da Jornada da Seção Nordeste.

Venha viver essa genuína experiência de formação, de fazer laço e de elaboração provocada em torno do real, conforme nos ensina Miller.  Para tanto, registre o seu cartel no site da Escola Brasileira de Psicanálise.

Related Articles

Disccussion

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top