Por Cláudia Formiga
Divagações – o Boletim Eletrônico da III Jornada da Seção Nordeste aqui inicia o seu percurso. Estaremos com ele nesta e nas edições que seguirão até novembro.
Por aqui, com uma frequência variável, irão circular os significantes e imagens que animam o trabalho de preparação de nossa Jornada, inspirado no aforismo lacaniano “Todo Mundo é Louco”, que dá nome ao próximo Congresso da AMP.
Com o título ”Cada um em seu mundo: todos delirantes?”, a III Jornada da Seção Nordeste toma esse aforismo como orientação para os trabalhos que irão animar a nossa comunidade ao longo deste ano.
Nesse percurso, o presente Boletim servirá de abrigo aos textos de apoio, às referências para estudos e pesquisas relativas à temática que nos propomos a investigar, assim como às ressonâncias das atividades preparatórias à Jornada. Aqui será também o espaço a acolher a livre associação de ideias, na forma de curtas contribuições, pequenos lampejos em formatos os mais variados (textos, vídeos, podcasts, recortes, entrevistas), que a partir da orientação lacaniana nos permitam explorar as conexões com a arte e a invenção de outros campos de saber, em diálogo com o nosso tema.
Este primeiro número traz a apresentação da Jornada, feita por mim, coordenadora da Jornada e o Argumento da Jornada, escrito pelas colegas Eliane Baptista e Susane Zanotti, coordenadoras da Comissão Científica. Podemos conferir, ainda, o vídeo de apresentação da Jornada, de autoria da colega Késia Ramos.
“Divagações” sugere caminhos ou trajetórias diversas, não lineares: de uma rota que se crê como principal, podemos tomar um desvio, vereda que nos inspira percursos inusitados para explorar um tema a partir de diferentes direções…
Que possamos aproveitar os vários significados que nos sugere essa palavra para acolher neste Boletim as ressonâncias do trabalho em torno dessa III Jornada como uma das vertentes do trabalho de Escola.
Divaguemos…