EDITORIAL
Por Cláudia Formiga
Divagações – o Boletim Eletrônico da III Jornada da Seção Nordeste aqui inicia o seu percurso. Estaremos com ele nesta e nas edições que seguirão até novembro.
Por aqui, com uma frequência variável, irão circular os significantes e imagens que animam o trabalho de preparação de nossa Jornada, inspirado no aforismo lacaniano “Todo Mundo é Louco”, que dá nome ao próximo Congresso da AMP.
”Cada um em seu mundo: todos delirantes?”, título da III Jornada da nossa Seção, toma esse aforismo como orientação para os trabalhos que irão animar a nossa comunidade ao longo deste ano.
APRESENTAÇÃO
Por Cláudia Formiga – Coordenadora da III Jornada
“Cada um em seu mundo: todos delirantes?” É com satisfação enorme que venho nesta noite apresentar, sob esse título, a III Jornada da EBP – Seção Nordeste, que neste ano, o terceiro na pequena série de jornadas de nossa Seção, irá se realizar em Recife, nos dias 24 e 25 de novembro próximo e tem como convidado o colega Rômulo Ferreira da Silva, AME e membro EBP e AMP.
Quero antes de mais nada, agradecer a Cassandra Dias e em seu nome, à diretoria da Seção Nordeste pelo convite que me foi feito para coordenar esta Jornada, para coordenar o coletivo que vem se colocando a trabalho na preparação desta III Jornada. Por me permitir me lançar em um trabalho tão rico e de ritmo tão intenso, que tem me ensinado muito e do qual tem me gratificado muito também fazer parte.
ARGUMENTO
Maria Eliane Neves Baptista e Susane Vasconcelos Zanotti
Cada um em seu mundo: todos delirantes? Com este tema, a III Jornada da Seção Nordeste convida-nos a investigar, mais uma vez, o não saber e os desafios da clínica contemporânea, que não se serve de um discurso preestabelecido.
Quando Lacan postula a ideia de que “todo mundo é louco, isto é delirante”, a concepção lacaniana sobre a psicose muda completamente e traz importantes consequências clínicas. Jacques-Alain Miller torna “todo mundo é louco” um aforismo.
Com a noção de foraclusão generalizada, temos uma subversão na clínica da psicose: não há rastro da ideia do delírio como déficit simbólico.
Excêntrico apresentação! Ótima chamada para nosso Iii encontro da Sessão Nordeste! Parabéns a toda equipe!