EDITORIAL
Tatiana Schefer (da Comissão de Divulgação)
Divagações #03 chega alegre, colorido e com um animado convite: venham todos, Recife está de portas abertas!
Abrindo este número, o convite irrecusável, que nos faz o vídeo de Cláudia Formiga, Coordenadora Geral da Jornada, para que estejamos todos em Recife, em novembro. Um chamado à presença viva dos corpos nesse “acontecimento” Jornada…
Em seguida, você pode conferir os ecos da primeira preparatória, dedicada à discussão que nos propõe o Eixo I – Como situar a noção de acontecimento de corpo à luz do conceito de delírio generalizado? tanto na resenha escrita pelo colega José Augusto Rocha quanto no podcast de José Ronaldo de Paulo. São ressonâncias dessa atividade, que contou com a apresentação do texto do argumento por Rosa Reis e Rosa Feitosa, Coordenadoras desse eixo e com as contribuições de Fernanda Vasconcelos, Marina Cursino, José Romero Ouriques e Vanessa Soares, o que rendeu uma acalorada discussão, dando-nos já uma mostra do movimento que em nossa comunidade se vem fazendo em torno dessa jornada.
Também neste número, você pode acessar a primeira entrega das referências bibliográficas, cuidadosamente selecionadas pela Comissão de Referências, que é coordenada por Bibiana Poggi. E confere aqui o chamado que nos faz a Comissão Científica para o envio de resumos dos trabalhos. Não perca! A data-limite é 10 de outubro.
E “fechando” este Divagações, nada melhor: o vídeo “Recife de Portas Abertas” traz uma cidade “amostrada”, que nos espera a todos, sem prescindir da presença viva e alegre dos corpos.
Fique ligado! Em setembro, temos programada para o dia 19, a atividade preparatória ao eixo II.
RESSONÂNCIAS NO CORPO
José Augusto Rocha (da Comissão de Divulgação)
Perguntas. É assim que uma psicanálise avança, isto é, a partir das interrogações de seu tempo. No Encontro Preparatório da III Jornada da Seção Nordeste, o Eixo I, sob responsabilidade de Rosa Reis e Rosa Feitosa e coordenação de Eliane Neves Baptista, perguntou-se como situar a noção de acontecimento de corpo à luz da noção do delírio generalizado?
CHAMADO À CIDADE
Socorro Soares (Coordenadora da Comissão de Acolhimento e Infraestrutura)
É com enorme alegria que recebemos em nossa cidade a III Jornada EBP Nordeste “Cada um em seu mundo: todos delirantes?”. Momento oportuno e precioso em que iremos acolher em corpo presente e em laço de trabalho todas e todos vocês.
Estamos, desde já, debruçadas sobre um trabalho animado e contínuo de preparação da “Casa Recife” e de redescobrir esta cidade, fazendo todo o possível para tornar mais acolhedora e prazerosa essa ocasião, além de inspiradora à produção, transmissão e aos debates enriquecedores à nossa prática da psicanálise.
Recife litorânea, banhada por rios e refletida por suas águas, estará com portas e pontes abertas a dar-lhes passagem.
A partir deste número, no Boletim Divagações, iremos destacar expressões, sabores e encantos que compõem a cidade do Recife, reforçando o convite a que venham, se aprocheguem!
Recife e a III Jornada da Seção Nordeste os esperam em novembro.