skip to Main Content

Seminário: Sobre o sinthoma.

Responsável: Margareth Ferraz

Horário: 19:00 às 20:30 (quarta-feira)

Local: Grande auditório EBP-MG e online pelo zoom.

Datas:

Sobre o sintoma.

Depois de passar por diversos temas teóricos sempre privilegiando o debate clínico, em 2022, fizemos opção por discutir o caso clínico em si, acompanhado da discussão teórica de textos afins.

No primeiro semestre, foram discutidos casos clínicos publicados pela Escola da Causa Freudiana: L´amour dans les psychoses, Seuil e Varietés de l´humeur, Navarin. Livros publicados sob a direção de Jacques-Alain Miller. Estes casos abordaram a questão do amor, dos afetos (angústia) e do humor (depressão e melancolia), e como suporte à discussão, textos de Freud, Inibição, Sintoma e Angústia e Luto e melancolia e o Seminário da Angústia, de Jacques Lacan.

Se por um lado nos apoiamos na clínica do real, com Joyce o sintoma, destacando a questão da direção do tratamento visando o sinthome, por outro lado estes casos nos levam a discutir os textos freudianos e revisitar conceitos como a sublimação, acrescentando textos como “Limites da Sublimação”, de Éric Laurent e “Operar com a Coisa”, de Jacques-Alain Miller, entre outros.

Esta bibliografia acompanhará a discussão do segundo semestre, ferramenta que iluminará o caminho de “desvelar o sintoma na sua relação com o gozo”.

Atividade híbrida, online pelo Zoom e presencial na Sede da EBP-MG.

Para maiores informações entrar em contato com Margareth Ferraz pelo e-mail: margauxferraz@icloud.com  ou pelo telefone: +55 (31) 98442 -8424 (WhatsApp).

Back To Top