logo

EDITORIAL

Por Cínthia Busato

Entre os ecos do IX ENAPOL e já em direção ao XII Congresso da AMP, lançamos o décimo quarto número da Correio Express.

Neste número, na rubrica BIBLIÔ, Louise Lhullier recolhe da fala de Márcia Zucchi, em uma Noite de Biblioteca, precisões clínicas em torno da pergunta “A que Outro estão endereçados os sintomas contemporâneos?”.

Leia mais

BIBLIÔ

A que Outro estão endereçados os sintomas contemporâneos?

Por Louise Lhullier

Esta foi uma das questões que ficaram ressoando a partir da fala de Márcia Zucchi na Noite de Biblioteca realizada no último dia 4 de outubro na EBP-SC[1].

Em seu livro Outro corpo; inconsciente, sintoma e a clínica do corpo, Márcia situa os problemas da prática da psicanálise nestes tempos marcados pela “queda dos ideais paternos coletivizadores”, dos “ideais de identificação coletivos e das grandes narrativas em torno das quais se podiam organizar as subjetividades”, com seus efeitos de “fluidez dos laços simbólicos”. Observa-se “uma espécie de descrença no simbólico” e, nessas circunstâncias, o Outro já não se apresenta como consistente, mas, sim, como “plural, localizado e fluido” (ZUCCHI, 2015, p.28), enquanto a ênfase recai sobre “o gozo do corpo em sua face solitária ou autista” (ZUCCHI, 2015, p.255)

Leia mais

MOMENTOS DE INTER-CÂMBIO

Dia de Festa

Por Mirmila Musse

Este texto foi elaborado para a atividade de intercâmbio que aconteceu no dia 04 de setembro de 2019. Proposta pela comissão de Cartéis e Intercambio da EBP- SP, a atividade tinha por objetivo discutir o documentário “Dia de Festa”. Para tanto, o diretor do filme, Toni Venturi esteve presente acompanhado de algumas das personagens do documentário.

Leia mais

Leituras em Cena – Um processo

Por Renata Martinez

Como apresentar o projeto “Leituras em Cena”? Penso que uma elaboração do presente não se faz sem sua história e resolvi trazer o que vem sendo esse projeto. O verbo no gerúndio marca um trabalho em construção, um processo, que precisa dos parceiros para existir. É no encontro que se tece uma trama e que fisgamos algo de nossa aposta para seguir em frente. Vou explicar!

Leia mais

ECOS – IX ENAPOL

Seguir elaborando – Ecos do Enapol 2019

Por Isabel do Rêgo Barros Duarte

Os grandes eventos que fazem nossa comunidade trabalhar dão o tom dos desafios com os quais nos deparamos: nas surpresas da clínica, nas reviravoltas do mundo e nos impasses institucionais da tarefa de fazer uma Escola Una.

O XI Enapol, intitulado “Ódio, cólera, indignação: desafios para a psicanálise”, não foi diferente. Na verdade, teve o mérito especial de se apresentar como uma importante tomada de posição. Digo “tomada de posição” porque acredito que, orientados pela responsabilidade de cada um em sua relação singular com a psicanálise, podemos nos diferenciar da “tomada de partido” que se refere às identificações das quais uma análise se afasta. Poder compartilhar elaborações sobre os temas pungentes e desnorteantes de nossa época constituiu um verdadeiro respiro, necessário à tarefa dos analistas de funcionarmos como “pulmão artificial”, como indica Lacan[1].

Leia mais

Daquilo que reverbera: uma experiência tão universal quanto singular

Por Juliana Rego Silva

Em setembro de 2019 vivenciamos um acontecimento no campo freudiano. O IX ENAPOL assim se caracterizou para mim – um acontecimento político que colocou psicanalistas a trabalho a partir dos significantes e das paixões Ódio, Cólera e Indignação e de uma localização, primordialmente, americana. Foram produções e transmissões de finezas incalculáveis. Há algo dessa localização política-subjetiva que ecoou de maneira muito bonita nas diversas salas de trabalhos: juntos, cada um com sua solidão, fazendo grupo de diferentes para transmitir algo de uma escuta americo-lacaniana, se assim me permitem nomear.

Leia mais

Porvir – XII Congresso AMP

Apresentação

Seguimos com a proposta inaugurada pela rubrica “Porvir” da Correio Express, que é a de dar lugar às movimentações, elaborações e inquietações que nossos encontros por acontecer tanto suscitam, ainda num tempo muito anterior ao momento do evento em si. Neste sentido, tomamos nossos eventos como acontecimentos que, em uma viva pulsação, podem provocar, por um tempo distendido, trabalhos singulares, precipitações de bons encontros e, ainda, novas e belas (re)amarrações em nossa comunidade…

Leia mais

Comitê da Escola Una

C.E: O que é o Comitê da Escola Una e como ele se insere nos cuidados com o Congresso e também a uma contribuição sobre o tema?

Lucíola Freitas de Macêdo: Como bem afirma Éric Laurent, “os congressos da AMP são momentos decisivos para realizar uma comunidade de trabalho entre Escolas, entre psicanalistas de línguas e de horizontes diversos, em uma palavra, para fazer existir a Escola Una”[1]. A Associação Mundial de Psicanálise reúne sete Escolas localizadas em distintos países e continentes. Durante o II Congresso da AMP…

Leia mais

Sonho, poesia e política

Por Lucíola Freitas de Macêdo

Para dar início à série de textos dedicados ao próximo Congresso da AMP que a rubrica Porvir da Correio Express inaugura com este número, retomo um breve ensaio que produzi a partir de meu encontro com uma surpreendente assertiva de Jacques-Alain Miller em sua “Crônica do Ano Zero” na edição n.721 de Lacan Quotidien. Em sua cruzada rumo “à política em ato no Campo Freudiano”[1], JAM inserta no coração pulsante da política, o que comumente se considera uma das suas antípodas, a poesia.

Leia mais

ALINHAVOS

Por Ernesto Anzalone

Escolhemos, para acompanhar este número da Correio Express, as pequenas esculturas nômades do artista espanhol Isaac Cordal. Este artista nos convida a refletir sobre o sofrimento contemporâneo, por intermédio de instalações de esculturas de figuras humanas de menos de quinze centímetros, localizadas em lugares pouco habituais, como ruas e poças. Suas esculturas, seja em exposições, seja em intervenções urbanas, têm percorrido o mundo, sendo exibidas em Bruxelas, Londres, Berlim, Barcelona, Viena, Paris, Milão e Bogotá.

Leia mais