Ram Mandil
É com tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Jacques Aubert, professor da Universidade de Lyon, grande leitor e editor da obra de James Joyce em língua francesa.
Autor de uma Introduction à l´esthetique de James Joyce (Didier, 1973), partiu dele a iniciativa de convidar a Jacques Lacan para participar do 5º Simpósio Internacional James Joyce, realizado em junho de 1975, na Sorbonne. A partir desse contato, deu-se início a uma colaboração contínua entre os dois em torno da obra de Joyce, culminando com a sua participação ativa no Seminário livro 23: o sinthoma (1975-76). Editor do clássico Joyce avec Lacan, foi a Jacques Aubert quem a editora Gallimard confiou a organização e a edição dos dois volumes das Œuvres de James Joyce na Bibliothèque de La Pléiade (1982, 1995).
Em julho de 1998, durante o Encontro Internacional do Campo Freudiano realizado em Barcelona, Jacques Aubert gentilmente concedeu uma entrevista à Correio, publicada na edição 21/22 de novembro do mesmo ano. No saguão do Hotel Fira, gravadores ligados em meio ao vaivém dos participantes do Encontro, Jacques Aubert respondeu pacientemente às perguntas que Ram Mandil e Sérgio Laia, pela EBP, e Adriana Testa, pela EOL, lhe endereçaram. Para além dos esclarecimentos e ensinamentos que pode nos oferecer, ficou a marca de uma presença generosa e acolhedora, perceptíveis nas entrelinhas de suas respostas.
Em homenagem a Jacques Aubert e a sua efetiva colaboração para a orientação lacaniana da psicanálise, reproduzimos aqui a entrevista publicada em Correio.
Como será possível notar, mesmo com o passar do tempo, ela conserva, tanto quanto naquele momento, a força de sua atualidade.