Por Sérgio de Castro
Diretor Geral da EBP
Esse número do Correio Express apresenta, não sem que escutemos nele ecos da situação que nos foi imposta pela pandemia, relatos sobre atividades na Escola e suas Seções. Com a apresentação que Cristina Duba nos faz do livro A pequena prisão, de Igor Mendes, na rubrica Bibliô, percebemos que a escrita testemunhal do autor, quando num presídio, nos convida, especialmente em tempos de isolamento social, a percebermos que nossa situação, “trancafiados no espaço de fora”, pode nos jogar “num tempo infernalmente infinito”, ao qual não devemos ceder. O trabalho na Escola é aqui um refúgio contra tão atual mal-estar.
Os relatos de Miguel Antunes, na rubrica Dobradiça de Carteis, e de Cínthia Busato, em Momentos de Inter-Câmbio, demonstram que o trabalho de transmissão segue vivo, aberto à nossa comunidade e convidativo a um público que, com as atividades on-line, não pode ser mais definido como simplesmente local. Mantêm-se abertas aqui inúmeras questões que exigem ainda tempo para compreender.
A seguir, na rubrica Porvir, temos as contribuições de Lucíola Macêdo, Heloisa Caldas e Luiz Fernando Carrijo, transmitidas em live da EBP no dia 6 de agosto último. Tal atividade, sugerida pelo Comitê de Ação da Escola Una no Brasil, foi preparatória ao XII Congresso da AMP, O sonho. Sua interpretação e seu uso no tratamento lacaniano, a realizar-se, logo que possível, em Buenos Aires. São contribuições preciosas para o tempo de compreender o que se passa no mundo e, especialmente, no Brasil de hoje!
Boa leitura!