Nos dias 10 e 11 de novembro aconteceram no Rio as XXV Jornadas da EBP Rio e do ICP-RJ sobre “Loucuras e amores na psicanálise”.
Araceli Fuentes veio de Madri e trabalhou conosco na mesa da conversação do ICP, onde fez uma leitura ao mesmo tempo precisa e generosa dos quatro casos clínicos que foram discutidos; em outra plenária comentou o belo testemunho de passe de Maria Josefina Fuentes nos ajudando a extrair consequências dos efeitos de transmissão incomparáveis desse dispositivo, e como fechamento do encontro, fez uma conferência riquíssima onde articulou o tema das Jornadas ao seu testemunho de fim de análise, que chamou de: “Um amor posto à prova do real”.
Tivemos ainda mais duas plenárias, onde os colegas da Seção Rio trabalharam em torno de citações do texto de Lacan que serviram de bússola para o tema: “Todo mundo é louco, isto é, delirante” e “Só o amor permite ao gozo condescender ao desejo”. Nas mesas simultâneas tivemos 42 trabalhos distribuídos entre os quatro eixos que organizaram o tema das Loucuras e dos Amores.
“Loucuras” e “Amores”, dois significantes tão corriqueiros, de uso comum, que nesses dois dias de trabalho decidido e de muitos encontros, foram “traumatizados” para que pudéssemos extrair deles um pouco da potência que ganham em nosso campo.
Andréa Reis Santos
|