“O AME, ou analista membro da Escola, constituído simplesmente pelo fato de a Escola o reconhecer como psicanalista que comprovou sua capacidade. (...) Sua iniciativa compete à Escola, onde só se é admitido com base no projeto de um trabalho...”. *
Elegendo a Proposição de 9 de outubro como uma proposta de funcionamento para a Escola, a Seção PE, entre suas atividades, privilegiou convidar alguns AMEs para, com sua presença, transmitir a psicanálise de orientação lacaniana.
O estudo com o AME tomou duas vertentes. A primeira foi direcionada aos Estudos dos Membros. A segunda, à comunidade psicanalítica da cidade.
A atividade foi inaugurada com o Estudo dos Membros, numa parceria entre a Seção PE e as Delegações PB e RN. Romildo do Rêgo Barros, primeiro convidado, vem trabalhando temas referentes à formação do analista.
Seguindo a mesma orientação, foram chamados Marcelo Veras e Stella Jimenez, os quais se dedicaram brilhantemente a um seminário aberto à comunidade, além de conduzir, cada um ao seu modo, uma rica conversação clínica entre os membros. Em 2018 a atividade continua.
Diretoria:
Bibiana Poggi
Anamaria Vasconcelos
Rosa Reis
Rosane da Fonte
*Lacan, Jacques. Outros Escritos. “Proposição de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola”. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2003, p. 248.
|