Núcleo de Investigação Psicanalítica em Toxicomania e Alcoolismo – NIPTA

05-06-2018 20:30 - 22:00
Sede EBP Seção Santa Catarina
Phone:(48)3222-2962
Address: R. Prof. Airton Roberto de Oliveira, 1-71 - Itacorubi, Florianópolis - SC, 88034-050, Brasil

O NIPTA – Núcleo de Investigação Psicanalítica em Toxicomania e Alcoolismo – foi constituído para acolher interessados em um trabalho de pesquisa orientado pela psicanálise lacaniana, como uma das atividades ligadas ao Instituto do Campo Freudiano que desenvolve o trabalho sobre Toxicomania e Alcoolismo (TyA) há mais de 20 anos.
A proposta deste Núcleo é vinculada aos temas de estudo da Rede TyA Brasil e mundial, com perspectiva de articular nossas pesquisas a partir de um contexto singular à realidade de nossa região, mantendo-se orientado pelo desenvolvimento teórico e ético que as pesquisas do Campo Freudiano realizam entorno desta questão.
No primeiro ano de funcionamento o trabalho do NIPTA abordou um tema “Essa droga de família: entre identificações e rupturas” vinculado ao VIII ENAPOL e mantemos, até abril de 2018 uma investigação vinculada ao próximo Congresso da AMP. “Psicose Ordinária: ruptura com a droga e laço sob transferência”. Tomaremos as toxicomanias, em suas rupturas fálicas, como um paradigma das psicoses ordinárias. Assim, daremos sequência às investigações relacionadas aos falasseres nas parcerias com a droga, sem o Outro e em seus vínculos constituídos sob transferência. A partir de Maio de 2018 orientaremos nossas pesquisas entorno do tema do Próximo Encontro Brasileiro do Campo Freudiano. Tomaremos como questão “A ruptura com o gozo fálico na era da queda do falocentrismo, quais consequências na leitura das toxicomanias?”
As reuniões ocorrerão nas 1as e 3as terças-feiras do mês, às 20:30, na sala 502 da EBP-SC. Tais encontros se alternarão em formato de seminário, entorno de textos teóricos previamente estabelecidos e conversações com base em casos clínicos apresentados por colegas integrantes do Núcleo e por profissionais convidados da rede prestadora de serviço de Saúde, Assistência Social e Segurança da região de Florianópolis.

Data: 1as e 3as terças-feiras de cada mês, às 20:30 h
Data de Início: 06/03
Responsáveis: Leonardo Scofield (leonardo.scofield@gmail.com), Fernanda Turbat (fernandaturbat@gmail.com) e Oscar Reymundo (reymundo@floripa.com.br).


Cronograma

MARCO

06/03- Acolhimento; expectativas; discussão do calendário e da bibliografia; recolhimento de questões e interessados a apresentar um caso.

20/03- Discussão do texto “Efeito de retorno às Psicoses Ordinárias” – J.-A. Miller


ABRIL

03/04- Continuação do Texto de Jesus Santiago- Droga, ruptura fálica e psicose ordinária.

17/04- Estudo de um caso Clínico (recolhido no grupo, ou sugestão: A marca da ausência de E. Sinatra http://www.pharmakondigital.com/ed003/textos_tematicos/pt/ernesto_sinatra_pt.html) *este texto de Sinatra trata de certo modo a questão da droga como efeito “químico” no corpo, o que já temos discutido um pouco, mas não trabalhado em forma de texto. Pode ser uma oportunidade para isso!

  • Ou a discussão do Relatório com o caso clínico apresentado no Encontro TyA em Barcelona

MAIO

01/05- FERIADO

15/05- MUDANÇA DE SUB-TEMÁTICA DE ESTUDOS- voltada ao Encontro Brasileiro:

“A queda do falocentrismo e suas consequências para a psicanálise”.

Sugestão: texto Para uma clínica da “elisão do falo” de César Skaf http://www.pharmakondigital.com/ed003/textos_tematicos/pt/cesar_skaf_pt.html

*Vai em direção ao tema do Encontro Brasileiro e tem uma referência a Lacan e ao entendimento do gozo fálico e gozo do órgão, diferença essencial para entender a ruptura do casamento com o Wiwimacher.


JUNHO

05/06- ESTUDO DE UM CASO CLÍNICO

19/06- Sugestão de texto Miller, J.-A.: “El partenaire – síntoma” Los cursos psicoanalíticos
de Jacques – Alain Miller. Paidós. Miller, J.-A.: “El síntoma charlatan”.
Ed. Paidós, Barcelona, 1998.


JULHO

03/07 ESTUDO DE UM CASO CLÍNICO

Sugestão de textos

Miller, J.-A.: Miller, J. A. (2000). Teoria do parceiro. In Escola Brasileira de Psicanálise, Os circuitos do desejo na vida e na análise (pp. 153-207). Rio de Janeiro: Contra Capa . Disponível para download em http://lacanempdf.blogspot.com.br/2017/11/a-teoria-do-parceiro-j-miller.html

*textos que podem nos preparar para o entendimento do caso para inter-seção RJ e também podem ir em direção ao tema do Encontro Brasileiro com a temática do enlace sintomático, incluindo/apesar do falo.


AGOSTO

07/08- ESTUDO DE UM CASO CLÍNICO (sugestão inter-seção com TyA RJ)

21/08- texto 1 preparatório Colóquio e/ou temática do Encontro brasileiro


SETEMBR0

04/09- ESTUDO DE UM CASO CLÍNICO

18/09- texto 2 prep. Colóquio e Encontro


OUTUBRO

02/10- ESTUDO DE UM CASO CLÍNICO

16/10 – Texto 3 prep. Colóquio e Encontro


NOVEMBRO

06/11- ESTUDO DE UM CASO CLÍNICO

20/11 – Preparatória para o Colóquio


DEZEMBRO

08/12- COLOQUIO NIPTA? (a verificar disponibilidade da sala, convidados, Escola, etc)

*sugiro pensarmos no tema do Colóquio e como este acontecerá, e a partir desses detalhes recolher textos que incluam a temática e o autor/convidado, como preparação para este. É o que chamei de textos 1,2,3 nos dias 21/08, 18/09,16/10.

 

18/12- FÉRIAS


Bibliografia do ano 2018:

Jesus Santiago– Droga, ruptura fálica e psicose ordinária

Miller, J.-A, Efeito de retorno às Psicoses Ordinárias

Ernesto Sinatra- A marca da ausência http://www.pharmakondigital.com/ed003/textos_tematicos/pt/ernesto_sinatra_pt.html

Miller, J.-A.: “Para una investigación sobre el goce autoerótico”,
in Pharmakon digital n. 2, 2016, Clássicos: www.pharmakondigital.com

César Skaf- Para uma clínica da “elisão do falo” http://www.pharmakondigital.com/ed003/textos_tematicos/pt/cesar_skaf_pt.html

Miller, J.-A.: “El partenaire – síntoma” Los cursos psicoanalíticos
de Jacques – Alain Miller. Paidós. Miller, J.-A.: “El síntoma charlatan”.\\
Ed. Paidós, Barcelona, 1998. Miller, J.-A.: “La théorie du partenaire2 en
Quarto 77, Bruxelles.

Miller, J.-A.: “La théorie du partenaire2 en Quarto 77, Bruxelles.
Pag. 14.

Texto 1,2,3- A DEFINIR

Baseados na temática do Colóquio NIPTA e Encontro Brasileiro 2018

Texto x,- A DEFINIR