Fale Conosco: (48)3222-2962
Viewing posts from: November 2000

Psicanálise Vai ao Cinema

by secao_sc in

Responsáveis: Laureci Nunes, Diego Cervelin, Fred Stapazzoli

Read more

II Conversação Virtual

by secao_sc in

Read more

Curso de Psicanálise da Orientação Lacaniana Turma 2016/2018 – 3ºano

by secao_sc in

Diretor de Ensino: Oscar Reymundo

Read more

Convite – Assembleia geral

by secao_sc in

Read more

Curso de Psicanálise da Orientação Lacaniana Turma 2018/2020 – 1º ano

by secao_sc in

Diretor de Ensino: Oscar Reymundo

Read more

Seminário sobre Orientação Lacaniana

by secao_sc in

Nesta sexta-feira 30/11, teremos o quarto e último dos seminários sobre a Orientação lacaniana em Joinville neste ano.
Leonardo Scofield (membro da EBP/AMP) falará sob o título:” Ponto de capiton, interpretação e ato: o que está por vir?” O convite desta noite é para desfrutarmos do tempo de compreender que sucede o ato de Miller de tornar público seu posicionamento psicanalítico na política. Esta elaboração de saber torna-se mais importante para aqueles psicanalistas que têm o compromisso de sustentar uma ética e levá-la às consequências de sua prática. Ou seja, fazer da psicanálise algo que não se restrinja à clínica e que alcance em seu horizonte a “subjetividade de sua época”. Se tomarmos o ato de Miller, em 2017, como “O passe da Escola Sujeito” e que este interpreta a subjetividade de nossa época, quais efeitos podemos colher deste corte que reinstala um desejo? Como cada um, na  solidão com o que lhe causa, é atravessado por este corte e elege, a partir de seu sintoma, um modo de viver a psicanálise? Quais as consequências disso para nossa Escola?
Teremos como referência o curso ministrado em 24/06/2017, acessível em vídeo: https://www.lacan-tv.fr/video/cours-de-psychanalyse-1ere-partie-le-point-de-capiton/
ou em texto: http://www.eol.org.ar/template.asp?Sec=publicaciones&SubSec=on_line&File=on_line/jam/Otros-textos/17-06-24_Curso-de-psicoanalisis.html .

Leonardo SCOFIELD
(+55-48)9923-4951

Read more

Ateliê de leitura do seminário 16

by secao_sc in

Responsáveis: Diego Cervelin, Hugo Rosenthal

Read more

PANDORGA – Núcleo de Pesquisa e InvestigaçãoClínica da Psicanálise com Crianças

by secao_sc in

Responsável: Jussara Duarte Leite

Read more

Ateliê de Leitura de Textos Freudianos

by secao_sc in

Na contramão das práticas e discursos que visam ao apagamento dos sintomas e do mal-estar, Freud, desde os primeiros momentos da invenção da psicanálise, se mostrou muito interessado por estabelecer conexões com outras instâncias da cultura intimamente relacionadas às práticas discursivas e linguageiras, por assim dizer. Foi assim que ele recorreu às elaborações da antropologia, da religião, do direito, das artes – com atenção especial para os textos literários, fábulas e mitos. Nesse Ateliê de Leitura de Textos Freudianos, desejamos manter essa abertura e desdobrá-la através da conversação com pessoas oriundas de outros espaços de atuação. Para isso, os textos escolhidos para os encontros não necessariamente estarão concentrados em questões mais imediatas da clínica psicanalítica.

(Diego Cervelin)

O retorno a Freud sempre nos entusiasma, pois a cada vez o encontro tem algo de uma novidade, na medida em que os desafios do presente e as inquietações com o futuro vão mudando. A leitura nunca é igual, pois ela é atravessada pelos acontecimentos que marcam nossa experiência.

(Louise Lhullier)

 

Coordenação:

  • Louise Lhullier
  • Diego Cervelin
  • Gustavo Ramos
  • Juliana do Rego Silva
Read more

Seminários da Diretoria

by secao_sc in

Responsável: Diretoria

Read more