Fale Conosco: (48)3222-2962

Seminários

Seminário: como se analisa hoje

(A Experiência analítica de Freud à Lacan)

De que instrumentos dispomos os analistas de orientação lacaniana para operar na clínica, na medida em que a norma fálica perdeu sua hegemonia ao ser apontada como apenas mais uma, entre outras soluções, que permite orientar os sujeitos em seus modos de gozo?

Ainda podemos esperar que os métodos clássicos – o princípio do silêncio e da neutralidade, a sessão curta, o corte, a interpretação como enigma – surtam efeitos?

Ainda é possível apostar na suposição de saber no analista para o estabelecimento da transferência, se os sujeitos nos chegam hoje com uma demanda rebelde, provocativa e imperativa?

Causada pelos impasses com os quais me deparo no dia-a-dia do meu consultório, lanço o Seminário “Como se analisa hoje”, a fim de abrir uma discussão em torno dessas questões tão caras aos praticantes da clínica psicanalítica.

Para tanto, traçarei um percurso que implicará em revisitar os textos freudianos e lacanianos que tratam do método psicanalítico e da direção do tratamento, até desembocar nos escritos de Miller, de Laurent e de outros psicanalistas da atualidade. A título de ilustração, tomarei alguns casos clínicos clássicos, ensinamentos de passes e exemplos de minha própria clínica.

Frequência: mensal, às quartas-feiras, das 20:15 às 22hs.

Duração: maio a outubro de 2018.

Local: Sede da EBPSC.

Responsável: Cleudes Slongo.

Seminários da Orientação Lacaniana

Quando dizemos psicanálise de “orientação lacaniana” estamos nos referindo ao ensino de Jacques-Alain Miller, à sua transmissão da psicanálise pela via do legado de Freud e Lacan, realizada durante muitos anos semanalmente no quadro do Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII.

Como informa o site da Associação Mundial de Psicanálise[1], Miller começou este trabalho em 1973, “lendo Lacan a partir de sua formação de filósofo”. A partir de 1981 agregou a essa perspectiva a de praticante da psicanálise.

As atividades desenvolvidas na EBP-Seção Santa Catarina sob esse título oferecem aos interessados a oportunidade de acompanhar esse ensino através de seminários conduzidos por membros da EBP/AMP. Lacan destacou a importância do saber textual na formação dos analistas da Escola, juntamente com a própria análise e a prática sob supervisão. Nossa proposta é acompanhar Miller na exploração das rotas percorridas por Lacan a partir da consistência dos conceitos freudianos que orientam a nossa prática, seguindo o rigor da sua abordagem das dimensões epistemológica, clínica e política da psicanálise que caracterizam a orientação lacaniana.


[1] http://www.wapol.org/pt/orientacion/Template.asp?Archivo=presentacion.html

Seminários de Diretoria

A Escola, porque é uma associação legal, sempre corre o risco de ser engolida pela própria estrutura institucional e é por isso que podemos nos guiar pelo trabalho de pensar a difícil relação que há entre o que temos que fazer para manter o dia-a-dia da instituição, o trabalho burocrático, e o que é próprio de nossa formação, isto é, encontrar os fundamentos psicanalíticos da prática que sustentamos. Pensando nisso, daremos continuidade ao Seminário da Diretoria como uma forma de produzirmos e exercitarmos um trabalho de transmissão que tenha efeitos de formação. O Seminário versará sobre um tema que toque em alguma questão relativa à função de cada Diretor.

A primeira série deste seminário foi ditada por Leonardo Scofield, diretor secretário tesoureiro, em 2017. Ele tratou do tema “O dinheiro na psicanálise”. Na segunda série, Eneida Medeiros Santos, Diretora Geral, iniciou em 2017, falando sobre “O ensino e a transmissão na Escola”. Ela dará continuidade ao tema em mais três reuniões em 2018, sendo que a primeira será em março, dia 28. As segunda e terceira reuniões serão nos dias 30/05 e 27/06, respectivamente.

Posteriormente, Cínthia Busato, Diretora de Cartéis e Intercâmbio, falará sobre “O Turbilhão Cartel” e Louise Lhullier, Diretora de Biblioteca, versará sobre o tema “Lendo Lacan com Miller”.

As reuniões acontecem nas últimas quartas-feiras de cada mês, às 20:30, na sede da Seção.

Série de Seminários da EBP sobre a Orientação Lacaniana em Joinville

A cidade de Joinville, mais populosa do Estado de Santa Catarina, representa um campo significativo de profissionais da área psi. Dentre eles, certa parte tem transferência com a psicanálise de orientação lacaniana. Ao reconhecer a transferência de trabalho de alguns colegas e o interesse em acessar o ensino da Associação Mundial de Psicanálise, difundido em nosso Estado sob os auspícios da Seção Santa Catarina da Escola Brasileira de Psicanálise, decidimos realizar, em Joinville, uma Série de Seminários sobre a Orientação lacaniana.

Jacques Lacan se dizia freudiano. Sua vasta experiência clínica, exigiu-lhe ler Freud com os linguistas, os filósofos e os matemáticos de seu tempo. A partir de seu Seminário, Livro X, A Angústia e a fundação da École Française de Psychanalyse inaugurou-se o que chamamos de Psicanálise Lacaniana. Seus Seminários e as Seções Clínicas continuaram a fazer da psicanálise uma teoria da clínica que requer uma atualização. Isto é o que Jacques-Alain Miller, fundador da AMP e responsável pela publicação e transmissão dos Seminários e Escritos de Lacan, nomeou em 2017 de “Aggionamento democrático”. Miller, por sua vez, assume a função de prezar pela vida da psicanálise no campo epistêmico, clínico e político de nossos dias. Seu curso, ministrado no Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris 8, desde 1981, foi intitulado Curso da Orientação lacaniana.

Tomaremos deste percurso uma introdução ao que consiste a Orientação lacaniana, considerando o contexto histórico dos conceitos fundamentais da psicanálise até a leitura mais viva e atual que temos feito dos mesmos, sempre tomando a experiência clínica como norte.

Diferentemente dos Seminários de Orientação lacaniana realizados nas sedes das Seções e Delegações da EBP pelos respectivos Conselhos, esta Série de Seminários que propomos são “seminários por conta e risco” de Membros da Escola que ousam transmitir, em um esforço de saber, algo sobre esta orientação.

Nesta perspectiva, convidamos cada um dos interessados a participar dos seminários que serão proferidos por Leonardo Scofield e Cesar Skaf, analistas praticantes, membros da EBP e AMP, sobre suas leituras da Orientação lacaniana.

Inscrições: Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Santa Catarina

Rua Professor Ayrton Roberto de Oliveira, 32 – Ed. Laguna Corporate Center – Itacorubi – Florianópolis – SC

Telefone: (48) 3222-2962 ou e-mail: ebpsc48@gmail.com

Local do Evento: Garage 580. Rua Castro Alves, 580, Saguaçu, Joinville-SC.

Investimento: R$25,00/seminário

Cronograma:

06 de Abril 2018 – 19:30: Uma leitura da pulsão sob a versão dos paradigmas de gozo – Leonardo Scofield

22 de Junho 2018 – 19:30: – Entre dois ensinos de Lacan: uma cesura – Cesar Skaf

25 de Outubro 2018 – 19:30: – Dois tempos para os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise de Orientação Lacaniana – Cesar Skaf

09 de Novembro 2018 – 19:30: – Ponto de capiton – interpretação e ato, o que há por vir? Leonardo Scofield

Responsável: Leonardo Scofield e Cesar Skaf
Apoio Local : Rafael Marques Longo e Carlos Sapelli.