Fale Conosco: (48)3222-2962

Acesse o site da Revista Arteira

A revista Arteira é uma revista brasileira e internacional de psicanálise editada pela Seção Santa Catarina da Escola Brasileira de Psicanálise com periodicidade anual. Publica textos, artigos, ensaios, seminários, conferências, resenhas e traduções.

Revista Arteira

A Arteira é uma revista de psicanálise editada pela Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Santa Catarina – com periodicidade anual. Publica artigos, ensaios, textos em outros formatos, arquivos sonoros e vídeos. A partir de 2018, a revista passa a ser digital e online no endereço www.revistaarteira.com.br. Nesse mesmo endereço são encontradas as “Orientações aos autores”, que contêm as normas de publicação e outras informações sobre o processo de submissão de textos. O prazo para o envio de textos para o próximo número – Arteira 10 – encerra-se no dia 3 de junho de 2018.

A política editorial da revista está fundamentada, essencialmente, na orientação que Lacan deu à sua Escola no texto “Ato de fundação”[1]. Nesse texto de junho de 1964, que diz respeito à fundação da Escola Francesa de Psicanálise, Lacan alerta que aqueles

“que vierem para esta Escola se comprometerão a cumprir uma tarefa sujeita a um controle interno e externo. É-lhes assegurada, em troca, que nada será poupado para que tudo o que eles fizerem de válido tenha a repercussão que merecer, e no lugar que convier.”[2]

A Arteira digital se oferece como lugar e instrumento dessa repercussão, reafirmando seu compromisso com a formação dos analistas, com a transmissão da descoberta freudiana e com aqueles cuja transferência de trabalho à causa psicanalítica os defina como seus leitores, atuais ou potenciais, habituais ou eventuais.


[1] LACAN, Jacques. Ato de fundação. In: ______. Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. p. 237-238.
[2] Idem, p. 235