Fale Conosco: (48)3222-2962

BIBLIOTECA VANESSA NAHAS

A Biblioteca Vanessa Nahas é uma das seis bibliotecas da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP), com as quais compartilha um banco de dados de livre acesso on line. Sendo assim, está aberta a empréstimos e consultas presenciais e à distância. Como integrante da rede EBP está vinculada à FIBOL – Federação Internacional de Bibliotecas de Orientação Lacaniana (FIBOL) – o que significa que está comprometida com a formação dos analistas e também com a transmissão da descoberta freudiana às comunidades nas quais elas se encontram.

O acervo atual é especializado em psicanálise, com destaque para os autores do Campo Freudiano. Conta com 974 livros e 848 periódicos (em fevereiro de 2018).

Pensamos a nossa biblioteca como suporte material e como concepção inseparável da nossa Escola, esta comunidade onde (nos) formamos analistas, em movimento permanente determinado pela transferência de trabalho, pelo amor à leitura e pela dedicação à causa que escolhemos.

Uma biblioteca viva e vivificante é o que trabalhamos para manter, em consonância com o definido no plano nacional para a gestão da rede EBP no período 2017-2019.

“Queremos bibliotecas vivas, não simples depósitos de livros; bibliotecas que dependam de uma prática da escrita que dê conta da prática da leitura; bibliotecas que convidem à leitura de clássicos da psicanálise como ao acolhimento crítico das novidades, seja de livros e revistas ou de filmes e arquivos sonoros. As bibliotecas desejam gerar acontecimento para os que nelas se adentrem.”[1]

Nessa perspectiva, além dos empréstimos, das consultas presenciais e à distância, a Biblioteca Vanessa Nahas publica um Boletim, faz levantamentos bibliográficos para os eventos da Seção e oferece duas atividades regulares.

Responsáveis:

  • Louise Lhullier (Diretora de Biblioteca no biênio 2017-2019)
  • Edson Mohr (bibliotecário da Seção SC)
  • Cleci (secretária da Seção SC)
  • Armi Maria Cardoso (colaboradora voluntária)
  • Gustavo Ramos (colaborador voluntário)


[1] Disponível em http://www.ebp.org.br/biblioteca/. Último acesso em 16/01/2018