Fale Conosco: (21) 2539-0960

Seminário de Orientação Lacaniana, dia 6 de agosto

by secao_rj in Aconteceu na Seção RJ

Comentário de Eliana Bentes Castro

Prosseguindo o estudo do Curso de J.-A. Miller, El banquete de los analistas, Maria Silvia Hanna levantou, a partir do capítulo X deste Curso, questões sobre o ensino da psicanálise, a formação do analista e a Escola de Lacan, pelo viés da transferência de trabalho e do trabalho de transferência.

Foi destacada a importância da análise pessoal para que o analista possa atuar na psicanálise em intensão e extensão, assim como o fato de que, quando ele ensina, seja na Escola, na universidade ou no Instituto, o que determina sua posição é até onde ele conseguiu chegar em seu percurso de análise.

O ensino e a transmissão da psicanálise se ancoram ainda nos conceitos teóricos sempre revistados. Essa transmissão se baseia num furo fundamental, o que pode possibilitar um novo saber. É a transferência de trabalho, enlaçando cada um com a Escola, e o trabalho de transferência durante a análise, o que ordena o ensino da psicanálise.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>