Novembro 2014
Editorial
Maria Josefina Sota Fuentes
A Diretoria na Rede no16 celebra a chegada do XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, para o qual a Escola Brasileira de Psicanálise vem se preparando, em todas as suas Seções e Delegações, ao longo deste ano. Com mais de mil inscritos, que praticamente já lotaram o Centro de Convenções Dayrell da cidade de Belo Horizonte, este Encontro, como se verá, foi concebido para ser um encontro de Escola, ou seja, solidário com o conceito da Escola de Lacan.
Confira o sumário desta edição. clique aqui!
Orientação Lacaniana
Elisa Alvarenga
As dimensões continentais da EBP não impedem que a Orientação Lacaniana funcione como um fio condutor do ensino de Lacan no Brasil, tal como demonstram as contribuições dos colegas das mais variadas Seções e Delegações da EBP. Trazemos este mes, notícias das Seções São Paulo e Pernambuco, além das Delegações Paraíba e Góias/Distrito Federal.
Espaço da EBP - Novo!
Violência e poder
Sérgio de Campos
O conceito de violência é amplo, diverso e está longe de existir um consenso a respeito. Ademais, o conceito de violência se confunde com o de caos, com o de transgressão, com o de desordem, com o de agressividade e com o de coerção. Portanto, é preciso circunscrevê-lo minimamente. A violência não se encontra na natureza, portanto, ela é um produto da civilização, da linguagem e do humano. Uma rocha que rola e esmaga uma casa habitada ou um tigre que devora o braço de um menino não são atos violentos. Esses fatos são considerados acidentes, mas não violência. Portanto, a violência é um ato interpessoal, sobretudo, calcado nas relações sociais.
LA ACCIÓN HACE LAZO
La Escola Brasileira de Psicanálise
Marcelo Veras, Director de la EBP
Texto publicado da revista Wannabe nº11
La Escola Brasileira de Psicanálise, que tendrá veinte años en el 2015, se caracteriza por ser un verdadero continente. Su territorio es diecinueve veces mayor que Francia. Las distancias entre las ciudades son muy grandes, lo que hace que la EBP tenga que constantemente innovar y revivir la cuestión de lo Uno y lo Múltiple. Tenemos seis secciones en actividad, ...
Territórios Lacanianos
PROJETO CAPUT
Territórios Lacanianos apresenta este mês o projeto CAPUT - Centro de Atendimento e Proteção ao Jovem Usuário de Tóxicos. Ao entrar em contato com esse projeto, o leitor poderá verificar que invenção e ousadia são dois significantes que condensam um modo possível de falar desse projeto que nos brinda com uma demonstração da “vitalidade do Campo Freudiano e da orientação lacaniana”. Frederico Feu nos transmite em
Destaque
VII ENAPOL
Caros colegas, é com muito prazer que faço circular na DR da Escola Brasileira de Psicanálise, a notícia sobre o evento ENAPOL. Em setembro de 2015, nos dias 04, 05 e 06, em São Paulo, teremos a sétima edição desse Encontro que conta com a participação das três Escolas da AMP localizadas nas Américas: EBP, EOL e NEL.
Blbliô #016
Boletim eletrônico das Bibliotecas da EBP
O Bibliô 16 será dedicado aos livros e revistas que serão lançados durante o XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano que acontecerá em novembro na cidade de Belo Horizonte.
Caros leitores não se surpreendam com o horizonte a se descortinar entre os dias 20 e 25 de novembro, sobretudo dia 22 quando almoçaremos letras servidas no foyer do hotel que nos receberá. Acompanharemos como cada um, através de suas ficções, inventa uma vida pelo viés da escrita. Como cada autor consegue impregnar de eloqüência o silêncio de suas vidas que viram narrativas, contos, teses...
Dobradiça Iinforma #016
Às vésperas do XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, onde o Evento-Cartéis terá lugar sob a égide dos Destinos do Amor e do lugar do Cartel na Escola e a transferência de trabalho, são apresentados, nesta edição de Dobradiça de Cartéis, na seção Escrita Cartelizante, trabalhos apresentados em Jornadas de Cartéis de Seções da EBP, cuja leitura nos anima e incentiva nesta via de trabalho própria à Escola de Lacan.
Extimid@des
Opiniões políticas à parte, o que se viu antes das últimas eleições nas rêdes sociais no Brasil levantou questão entre os sociólogos, os historiadores, os estudiosos das ciências humanas em geral e, em particular, entre nós, psicanalistas: porque as pessoas se expuseram tanto?...
EBP Debates
“Quais são as suas expectativas e perspectivas em relação ao seminário/conferência dos AMEs que você prepara para o XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano?”
O leitor poderá encontrar, a seguir, uma orientação sobre o modo como cada um recortou o tema do Encontro, “Trauma nos corpos, violência nas cidades”. Certamente, essas conferências e seminários serão um momento de elaboração importante para todos nós e uma maneira de se transmitir o que pensa a EBP através dos seus AMEs.
Acontece na EBP
Em todo território nacional, ecos do trauma, nas cidades, corpos, seções e delegações reverberam. Assim, a comunidade da Escola Brasileira de Psicanálise se prepara as para o Encontro do Campo Freudiano, em Minas. Ressonâncias singulares da passagem de M.H.Brousse sobre o tema já foram capturadas da sua participação nas Jornadas da Seção Rio de Janeiro e Bahia. Não deixem de conferir as atividades satélites que ocorrerão em Minas nas imediações do nosso Encontro como o Encontro Tya e a Tarde de Trabalhos do CIEN.