Caros Colegas,
Nosso Correio Express traz ecos sobre o momento histórico do nosso país marcado pela eleição do novo Presidente, o que nos confronta com a possibilidade e o horror de viver dias sombrios, segundo Gil Caroz, Presidente da ECF, cujo texto encontra-se nesta edição. A Rede Zadig nos convida a pensar em formas de se fazer ouvir o discurso da psicanálise de orientação lacaniana, num esforço de transmissão de como se pode ler o atual cenário da política brasileira, desde uma posição de êxtimo.
Em Ação Lacaniana dois textos nos convidam a pensar sobre o retorno do recalcado mas, e mais ainda, sobre o que representa a subida de Bolsonaro ao poder no Brasil. Sua campanha utilizou-se exaustivamente das ferramentas WhatsApp e Facebook, lançando fake News num discurso higienista, de ódio e infâmia que ganharam força avassaladora. Uma interessante perspectiva para pensar a diferença entre infâmia e fake News também nos é apresentada.
Sob a rubrica Dobradiça temos quatro trabalhos de colegas que se sentiram provocadas pela instigante questão lançada por Rodrigo Lyra, Diretor Secretário da EBP e Nohemí Brown, Coordenadora da Comissão Nacional de Cartéis, sobre os cartéis virtuais em tempos atuais. Elas abordam as questões sobre a transferência de trabalho, o lugar do Mais-Um e o desejo de cada um colocado em cena, para pensar o Cartel como dispositivo de Escola, e se ainda estamos próximos da proposta de Lacan quando lançamos mão das ferramentas virtuais que prescindem do encontro com os corpos, não sem levá-lo em conta, já que é do pulsional que se trata.
Finalmente em Bibliô, uma noite da biblioteca marcada pela emoção da homenagem ao querido analista Carlos Augusto Nicéas. A Biblioteca da Seção RJ receberá seu nome, como forma de mantê-lo vivo entre nós! O convidado da noite expõe sua ideia de “faloexcentrismo” e nos transmite o que há de atualidade no texto freudiano, relançando ao final uma questão que vai ao encontro de pensarmos também o “o que retorna quando uma parte da história do país deixou de ser elaborada”.
No mais, na próxima semana nosso Encontro no Rio de Janeiro promete nos encantar com a cidade maravilhosa, mas também nos coloca a trabalho sobre o tema do falo, suscitando e apostando que há contingência no encontro dos corpos! Até lá!
Eliana Machado Figueiredo
|