[Ação Lacaniana Entre-vista – Nº2] Jésus Santiago sobre a redução da maioridade penal

A redução da maioridade penal segue em pauta no Congresso Nacional. Contudo, diferente de outros tantos projetos de lei, não se encarcerou nesta Casa! O debate conquistou a cidade. O tema tem espaço nas manifestações de rua, na time line do nosso Facebook, no almoço de domingo em família, nas universidades, nos bares, invade nossas caixas de e-mail e agora também o DR!

Primeiro entrevistamos Marcus André; agora, Jésus Santiago. Com esse ciclo de entrevistas, a Ação Dobradiça segue com sua proposta de contribuir para que os analistas, na permeabilidade própria aos debates da cidade, possam transmitir: “o que a psicanálise de orientação lacaniana tem a dizer sobre a redução da maioridade penal?”!

Ao dar o play, vocês poderão acompanhar elaborações de Jésus Santiago sobre esse tema, sob a perspectiva do corpo falante e do texto de Jacques-Alain Miller, “Em direção à adolescência”. Os comentários se estendem ao recente filme Mad Max: a estrada da fúria, dirigido por George Miller, articulando-o à noção lacaniana de escabelo. E ainda, contribuindo para dar o exato ritmo e tom dessa entrevista, Dário Moura*** escolheu a arte de Pedro Ninja e a música de Pedro Luis e a Parede.

Palavras-chave da postagem