[Editorial – Nº9]

POKEMON-GO-CONRADO-ALMADA

Com essa edição, a Ação Dobradiça em revista 9 se lança no ano de 2017! Assim, ela tem por um lado um ar de novidade e, por outro, de retomada! Pois, como foi anunciado na última edição (ebp.org.br/acaodobradica/editorial-no8/), seguimos com o tema “Jovens GO!”, que pretende interrogar e aprender com a juventude de nossos tempos, sem perder de vista outras discussões atuais.

Nesse sentido, trazemos na rubrica Ação Lacaniana Entre-vista uma contribuição do psicanalista francês Philippe Lacadée – “Caramba, os olhos do morro estão abertos!!!”. Trata-se de um comentário sobre a intervenção artística de JR, Women are Heroes, baseado no breve documentário homônimo realizado no Morro da Providência, no Rio de Janeiro. Os “olhos abertos” do morro capturam o olhar do psicanalista que, com seu texto, nos deixa “entrever” uma questão sobre o lugar da mulher que atravessa não só a juventude brasileira, mas todos nós.

Já em Conversações/Intercâmbio com a cidade, voltamos com nosso enfoque específico sobre os jovens. Nessa seção, Marcela Antelo e Luiz Felipe Monteiro nos brindam com o vídeo A tentação do púbere no cinema, produzido no Núcleo de Psicanálise e Audiovisual. É muito interessante acompanhar o “intercâmbio” da psicanálise com o cinema, sem cair na “tentação” da psicanálise aplicada ao cinema. O vídeo, pelo contrário, cumpre o que é proposto por seus autores: “localizar nas produções audiovisuais não exatamente a representação, mas precisamente aquilo que, através dos semblantes, pode-se capturar de real sobre a puberdade/adolescência/juventude”.

Na terceira rubrica, Radar Cartelizante, os textos de Ram Mandil, Anamáris Pinto e Antonio Euziné demonstram o frescor jovial das produções recolhidas nas Jornadas de cartéis deste ano.

Por fim, nossos agradecimentos aos artistas Fhero PDF Crew (www.facebook.com/Fhero369023726501445 e instagram:@fhero_pdfcrew), pela arte engajada com que nos acompanha desde a edição anterior, ilustrando a revista, e Conrado Almada (www.facebook.com/conrado.almada e instagram: @conradoalmada), pela charge que introduz este Editorial, inspirada pela temática “Jovens GO!” e produzida especialmente para a Ação Dobradiça em revista!

Boa leitura!

_____
Imagem: Conrado Almada