[Editorial – Nº7]

editorial-7

Apresentamos o número 7 da Ação Dobradiça em revista!

Nessa edição, na seção “Ação Lacaniana Entre-vista”, o leitor poderá acompanhar uma possibilidade de articulação entre psicanálise e política com a entrevista do Mestre e Doutor em Direito José Luiz Quadros Magalhães, conduzida pelos psicanalistas Débora Matoso e Guilherme Del Debbio.

Em “Conversações e Intercâmbio com a cidade” o tema é “Golpe na Carne”. Dois filhos de presos políticos, Elisa Ventura e Ivan Seixas, foram convidados para conversar sobre sua experiência com  o desaparecimento e a morte de seus pais durante a ditadura. A psicanalista Marcela Antelo, que vivia na Argentina durante a ditadura naquele país, foi quem mediou esse encontro. E, antes mesmo de a conversação acontecer, ela escreveu sobre as ressonâncias desse convite em seu corpo. Neste número, trazemos esse escrito inédito!

A rubrica “Radar Cartelizante” continua colhendo frutos das Jornadas de Cartéis que têm acontecido nas Seções e Delegações da EBP no Brasil. Aqui, os cartelizantes Carla Denyse da Silva Cordeiro, Carolina Maria Scofield e Dinah Kleve apresentam suas interessantes produções.

Por fim, gostaríamos de agradecer a generosa contribuição do fotógrafo Barnabé di Kartola e os demais integrantes do coletivo Maria Objetiva(m.flickr.com/#/photos/mariaobjetiva/). São suas fotos que dão o tom dessa edição! Consideramos que mais do que ilustrar essa revista, a força dessas imagens contribuem para nossas conversas da psicanálise com a cidade! Muito obrigado!

 

Imagem: Maria Objetiva/Barnabé di Kartola